No mundo das criptomoedas, você já deve ter ouvido falar quando “um preço de um cripto ativo está em queda”. Pois então: inverno cripto é o nome dado a um longo período de correção, isto é, de queda do preço das criptomoedas. Muitos investidores associam esse ciclo de baixa ao halving.
O halving é um evento do Bitcoin, determinado por Satoshi Nakamoto, o criador da criptomoeda. O evento determina que, a cada 210 mil novos blocos gerados, o que leva mais ou menos 4 anos para acontecer, a recompensa dos mineradores será reduzida em 50%. Quando isso ocorre, a emissão de Bitcoin cai pela metade. Com a emissão menor, acontece o período de escassez.
O halving ajuda a dar escassez à moeda e é nesse momento que o preço do Bitcoin tem a tendência de passar por um ciclo de alta. Entretanto, depois que passa esse ciclo de alta, ocorre o período de queda do preço da moeda, ou seja, inicia o inverno cripto.
Investir em Bitcoin é estar sempre preparado tanto para a alta quanto para a queda. O preço do Bitcoin pode subir bastante e gerar muitos lucros, como também é possível ter uma baixa muito grande e ser afetado com uma série de prejuízos.
Enquanto a valorização faz com que muitos investidores fiquem entusiasmados, o contrário acontece no inverno cripto, que acaba afetando o otimismo de diversos investidores, os quais acabam vendendo suas criptomoedas até por um valor bem menor do que foi pago na compra.
Como se preparar para o inverno cripto?
Um dos grandes desafios do investidor é estar preparado para a volatilidade da moeda. Porém, se você é daqueles investidores que pensam no longo prazo, então o ideal é se preparar para o inverno cripto. Vejamos algumas dicas:
- Aceitar o período de baixa: você tem que entender que períodos de baixa sempre vão existir e não somente com criptomoedas. Diversos investimentos são assim, inclusive alguns títulos públicos, que são investimentos sem nenhum tipo de risco. No entanto, também passam por momentos de baixa. Logo, você tem que entender que, por mais longo que seja um inverno cripto, uma hora ele vai passar;
- Fatores externos: outro fator importante para a baixa de um cripto ativo são os fatores externos. Você sabia que até a fala de uma personalidade pode fazer uma criptomoeda elevar o seu preço ou simplesmente cair? Isso aconteceu quando Elon Musk anunciou que aceitaria o pagamento em Bitcoin para a compra de carros da Tesla. Quando houve esse anúncio, o preço do Bitcoin subiu muito. Mas o contrário também aconteceu: o preço do Bitcoin caiu quando ele anunciou que estava desistindo de aceitar Bitcoin para a compra de carros. Além disso, as políticas econômicas dos países também podem interferir no preço do Bitcoin. Portanto, é preciso estar preparado para essas oscilações;
- Não invista tudo que você tem: invista somente o que você está disposto a perder, pois a criptomoeda é muito volátil e, assim como tem uma valorização muito grande, pode ter também uma grande desvalorização, levando, inclusive, a zerar o seu capital. Dessa forma, é necessário ter cautela e não investir todo o seu patrimônio;
- Descubra o seu perfil de investidor: antes de começar a investir, você precisa entender o seu perfil de investidor, pois ele dirá se você está apto a ter lucros mais altos, mas também suporta perdas significativas, ou se prefere investir em ativos de baixo risco, mesmo que isso leve você a ter uma rentabilidade baixa;
- Tenha sangue frio: por mais que seja tentador, evite acompanhar os preços a toda hora, pois acompanhar as movimentações de preços mexem muito com o emocional dos investidores e isso pode fazer com que você tome uma decisão precipitada. Porém, se você não consegue ficar sem acompanhar os preços, o ideal é ter sangue frio e não se deixar levar por uma queda brusca;
- Diversificação: não aposte todo o seu dinheiro em uma única moeda. No mercado, existem vários projetos de moedas com grande poder de valorização. Basta estudar cada projeto e diversificar sua carteira.
O que esperar de 2022?
Desde o início de 2022, o preço do Bitcoin tem caído. Além de ser um ótimo momento para as pessoas comprarem criptomoedas, também é o momento de analisar vários projetos de cripto ativos. Em momentos de queda, como o inverno cripto, muitos projetos acabam não se sustentando. Com isso, é possível ver quais projetos são sustentáveis no longo prazo.
É muito difícil prever os ciclos do mercado de criptomoedas, pois existem diversos fatores que podem contribuir tanto para baixa quanto para queda, mas, segundo especialistas no assunto, a alta do Bitcoin ocorrerá em 2024, quando acontecerá o próximo halving.
Logo, este é o momento de comprar Bitcoins para se preparar para o próximo halving. Se você quer se preparar, aproveite e compre Bitcoin na NovaDAX, você pode negociar Bitcoin com taxa zero.
Além do Bitcoin, a exchange também possui outras moedas com poder de valorização como o Ethereum, acesse nossa plataforma e confira!