14. Momentum

Indicador Momentum — O Que É e Como Utilizá-lo Nas Suas Estratégias de Trade

O setor de investimentos é um negócio bastante promissor para aqueles que conseguem, de fato, compreender o mercado para saber o momento certo de fazer operações. Para que isso aconteça, é importante conhecer várias formas de fazer análises técnicas. Pensando nisso, selecionamos um conteúdo especial sobre o indicador Momentum.

Continue lendo este artigo para aprender a usar essa tática e ampliar a sua visão sobre as suas ações e fazer transações mais assertivas!

O que é o indicador Momentum?

São muitos os aspectos que podem te auxiliar para traçar uma boa estratégia de trade: você pode calcular a média móvel, fazer avaliações mais simples com um gráfico candlestick ou se atentar aos mais variados indicadores que te ajudarão a encontrar as tendências e o melhor momento de comprar ou vender, como é o caso do MACD.

Porém, sabia que também existe a possibilidade de analisar o tempo de mudança dos preços? É exatamente sobre essa velocidade na alteração da cotação que se trata o indicador Momentum.

Compreender esse tipo de visão sobre o seu investimento é muito importante para que você consiga fazer uma previsão de em quanto tempo haverá uma mudança que poderia te beneficiar ou prejudicar, dependendo da atitude tomada.

Como funciona o Momentum?

Esse conceito foi criado por John J. Murphy, considerado o pai da análise técnica do mercado financeiro. Ele explica que o indicador Momentum é o resultado da diferença entre o preço de fechamento da ação de 10 dias anteriores e valor registrado na data em questão.

Para simplificar, foi definida a seguinte fórmula:

M = V – Vx

M representa o indicador Momentum, V é valor de fechamento atual e Vx é o preço de 10 dias atrás. 

Com o resultado, é possível criar um gráfico que definirá a oscilação da ação, usando como base uma linha que opera na média de 100 pontos. Assim, dois sinais podem aparecer:

  • compra: ao identificar que o valor irá subir, o investidor deve fazer a sua compra antes do aumento abrupto;
  • venda: quando compreender que vai cair, é preciso fazer a venda antes que ocorra um prejuízo.

Uma ressalva feita por John Murphy é que a tendência é que essa estratégia funcione melhor com mercados que operam em alta, já que eles costumam se manter por mais tempo assim, enquanto a baixa pode ser apenas momentânea ou um alarme falso.

Agora que já sabe como usar o indicador Momentum, continue lendo o blog da NovaDAX para saber mais sobre investimentos!

Compartilhe