Você já deve ter ouvido falar de Gwei, Gas e Gas Limit. Se nunca ouviu falar, então, antes de explicar, você precisa entender o conceito de Ethereum.
O Ethereum é uma criptomoeda, assim como o Bitcoin, que permite a transferência entre indivíduos sem a interferência de terceiros, como governo, banco ou empresa para garantir sua transação.
O Ethereum foi idealizado em 2013 pelo programador russo-canadense Vitalik Buterin. Ele conheceu o Bitcoin em 2011, porém não viu muito sentido na ideia de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Um tempo depois, ele passou a se interessar pela tecnologia e, em 2012, fundou a Bitcoin Magazine, site no qual fazia a cobertura do Bitcoin. Nesse meio tempo, ele ingressou no curso de Ciência da Computação.
Em 2013, ele deixou a graduação e saiu pelo mundo para conhecer pessoas que trabalhavam com o Bitcoin e foi nesses encontros que ele percebeu que a tecnologia blockchain poderia ser utilizada não só para transferir dinheiro, mas também para descentralizar outros segmentos.
Em novembro do mesmo ano, ele publicou um white paper inicial do projeto. Diversas pessoas se interessaram e se propuseram a colaborar, incluindo Gavin Wood, cientista da computação, que ajudou a criar o projeto ao lado de Buterin.
Para iniciar o Ethereum, em 2014, foi lançado o ICO para conseguir arrecadar dinheiro. Porém, somente em 2015 foi possível dar vida à blockchain.
Além de o Ethereum permitir a transferência entre indivíduos, ele também é uma plataforma programável, isto é, os desenvolvedores podem criar aplicativos descentralizados de diversos segmentos.
A rede funciona por meio de contratos inteligentes, por isso é possível criar esses aplicativos. Os contratos inteligentes são programas de computador que só executam as regras preestabelecidas. Isso tem revolucionado o mercado, pois, para alguém pegar um valor emprestado, por exemplo, não é necessário recorrer a uma financeira ou banco a fim de garantir a transação. Basta ter todos os termos pré-programados nos contratos inteligentes.
Agora que você já sabe o que é Ethereum e para que serve, voltemos ao assunto: o que é Gwei, Gas e Gas Limit?
O Ethereum, assim como qualquer outra blockchain, cobra uma taxa por sua utilização. Essas taxas são usadas para remunerar os mineradores. Os mineradores são as pessoas responsáveis por aprovar cada transação.
Porém, mesmo sendo uma criptomoeda como o Bitcoin, o Ethereum faz muito mais do que apenas transferir valores. Logo, todas as transações realizadas por smart contracts são pagas com Gas. O Gas Limit e o Gas Price definem os valores das taxas que são pagas em Gwei.
E o que significa Gwei, Gas Price e Gas Limit?
É o que veremos agora:
- Gwei: um Bitcoin é dividido em pequenas unidades chamadas Satoshis. No Ethereum, isso não é diferente. Ele também é dividido em pequenas unidades, chamadas de Wei.
No Bitcoin, há a possibilidade de se dividir em até 100 milhões de Satoshis. No caso do Ethereum, ele pode ser muito mais divisível, pois um Ethereum equivale a 1.000.000.000.000.000.000 de Wei. Logo, Gwei é uma unidade de medida da criptomoeda Ethereum.
- Gas: esse termo se refere à quantidade cobrada em cada transação realizada com Ethereum. O valor de um Gas pode variar conforme a demanda na rede e o tipo de operação realizada. Por exemplo, para transações é consumida uma quantidade de Gas. Já para executar um contrato inteligente, é consumido outro valor de Gas. Existem dois tipos de Gas: o Gas Limit e o Gas Price.
Vejamos o que significa cada uma:
- Gas Limit: como o próprio nome diz, é o limite. Logo, é o limite máximo que você está disposto a pagar por uma transação, isto é, o limite máximo para executar uma transação na rede. Não é possível determinar um valor certo, já que esse valor muda de acordo com a operação realizada. Se for fornecido Gas a mais, o excedente é convertido em Ethereum e devolvido ao usuário. No caso de ser fornecida uma quantidade insuficiente de Gas, a quantidade é rejeitada pelo minerador e o valor retorna ao usuário. A dica é: envie sempre um valor a mais, para sua transação ocorrer.
- Gas Price: é a taxa a qual o usuário está disposto a pagar por cada Gas. O valor da taxa é definido pela pressa para realizar a transação. Se você quiser uma transação rápida, o Gas Price terá um valor mais alto, isto é, tipo uma taxa de urgência. Porém, se você não tiver tanta pressa, pode acabar economizando na Gas, pois transações sem pressa têm o valor do Gas mais baixo e não têm prioridade no envio.
Agora que você sabe como funcionam as taxas, você deve estar se perguntando: onde posso comprar Ethereum com segurança? Nós, da NovaDAX, possuímos uma plataforma na qual é possível comprar e vender essa moeda e também Bitcoin, para o qual a taxa de negociação é zero!