portrait of a teenager boy in ukrainian traditional national clothes vyshyvanka in nature scaled

Impactos da Guerra na Ucrânia para as criptomoedas

Neste artigo iremos falar sobre como a invasão da Rússia na Ucrânia influenciou o mercado de criptomoedas. Iremos abordar estes impactos principalmente em relação ao Bitcoin e Ethereum que hoje são as duas principais moedas do mercado cripto.

Certo é que toda crise política influencia na movimentação das criptomoedas, sendo positiva ou negativamente. 

Sabemos que a guerra nunca será boa, desejamos que acabe rapidamente e que o sofrimento trazido por ela seja remediado o mais rápido possível.

Impactos iniciais 

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, o mercado como um todo sentiu medo. Vimos ações desvalorizarem-se rapidamente e bolsas de valores encerrando pregões precocemente. 

Com as criptomoedas o mercado teve uma resposta um pouco diferente, provavelmente passando o lucro dos mais desconfiados para o bolso daqueles que já estão acostumados com a volatilidade do mercado cripto.

O ano de 2022 não começou muito bem para as criptomoedas, tendo uma queda significativa no Bitcoin e Ethereum já no mês de janeiro. O mês de fevereiro apresentou oscilações grandes, mas com certeza a guerra na Ucrânia mexeu com esse mercado. 

No começo da guerra

Dia 24 de fevereiro foi o dia do início da entrada das tropas Russas na Ucrânia. Neste dia, o Bitcoin teve uma queda significativa, chegando ao valor de 34 mil dólares, mas se recuperando no mesmo dia, chegando a 40 mil e encerrando em 38 mil dólares.

Isso provavelmente aconteceu, porque investidores conservadores, que não estão acostumados com a volatilidade e acreditam que as criptomoedas são um investimento de altíssimo risco, sacaram os seus investimentos, temendo que a moeda se desvalorizasse muito, ou que eles não conseguissem movimentar esses ativos. No fim do dia o que aconteceu, foi que ela encerrou até mais valorizada do que iniciou. 

Os próximos dias foram de valorização para as criptos, pois quem era experiente nesse mercado, acreditou ser um bom momento para investir e ver seus ativos crescerem.

Durante a guerra

Com o passar da guerra, muitos países e empresas ampliaram suas sanções contra a Rússia, fazendo com que a mesma ficasse sem opções de uso de outras moedas, como o dólar, por exemplo. A melhor saída, era usar Bitcoin, que é uma opção descentralizada e sem domínio de nenhum governo. Acredita-se que isso provavelmente inflacionou o valor do ativo.

O que é uma ironia do destino, pois a Rússia quase proibiu as negociações com o ativo em seu território antes da guerra.

De meados de março até o começo de abril, o mercado cresceu mais de 20%, mesmo com a guerra. Quem aproveitou essa subida pôde ter um lucro considerável, principalmente se comparado ao mercado de ações tradicionais, que não apresentou tamanho crescimento.

Previsão

O que irá acontecer com as criptomoedas ao longo do ano de 2022? 

Enquanto estivermos em clima de guerra, casos de covid aumentando e instabilidade política em diversos países, não há como prever o que irá acontecer e qualquer especialista que disser para você que sabe, é melhor desconfiar.

O mercado cripto está totalmente baseado na compra e venda de ativos. Quando existem mais pessoas vendendo seus ativos do que comprando, o valor cai. Quando existem mais pessoas querendo comprar do que querendo vender, o valor aumenta.

O papel do Bitcoin no atual mundo

Podemos perceber que as criptomoedas e, principalmente o Bitcoin, tiveram um papel importante nessa guerra e essa é realmente a função do Bitcoin, dar liberdade a pessoas que, impedidas de circular com seu dinheiro, em países em guerra por exemplo, possam usá-lo para conseguir sobreviver.

Como se proteger dessa volatilidade?

O melhor a se fazer é ter um gerenciamento de risco, segui-lo fielmente, investir em projetos que você acredita.

Estude a volatilidade do mercado, tenha sempre em mente que ações exteriores influenciam o mercado e que a melhor estratégia é estar preparado para as quedas e para as subidas.

O que fazer daqui para frente?

Acompanhe o mercado, aprenda a fazer trades, ler figuras gráficas, operar a favor da tendência. Isso com certeza vai fazer com que você ganhe mais dinheiro no médio e longo prazo.

Aproveite quedas para comprar mais ativos com sua reserva de oportunidades, mas fique atento aos fundos do ativo, ou seja, não compre nenhum ativo simplesmente porque ele desvalorizou.

Acompanhe especialistas do mercado e muito cuidado com a FOMO (fear of missing out) que é o medo de ficar de fora de um ativo e investir em qualquer ativo, ou a FUD (fear, uncertainty and doubt) a dúvida que outras pessoas ou veículos tentam plantar na cabeça de investidores, visando manipular o mercado.

Que tal aproveitar para investir em Bitcoin e ter uma reserva de valor que nenhum governo pode confiscar de você e melhor ainda, fazer isso com taxa zero. Negocie criptomoedas com a NovaDAX.

Compartilhe