a lot of physical cryptocurrencies gold coins bitcoin on the top scaled

Conheça o termo FUD no mercado de criptomoedas

F.U.D “fear, uncertainty and doubt”, em português, “medo, incerteza e dúvida”. Essa é uma técnica muito usada no marketing, mas que infelizmente também está atrelado às criptomoedas.

Caso você nunca tenha ouvido falar neste termo, nós da NovaDAX escrevemos um artigo completo, te explicando como ele pode influenciar nos seus investimentos.

No mundo do marketing, empresas disseminam notícias falsas para causar medo ou incerteza a respeito de uma marca ou empresa concorrente. Fazendo assim com que possíveis clientes ou investidores se afastem.

No universo das criptomoedas não é muito diferente. Empresas, bancos ou personalidades com audiência engajada em canais de TV ou redes sociais, usam sua influência para desacreditar projetos de criptomoedas ou até mesmo o Bitcoin

Desde o surgimento do Bitcoin até a sua ascensão, tivemos milhares de notícias falsas espalhadas por bancos, investidores e governos sobre o “perigo” das criptomoedas.

O que essas empresas, pessoas ou países ganham ao manipular criptomoedas? 

É impossível ter 100% de certeza, porém especula-se que governos temiam o Bitcoin e as criptomoedas durante muito tempo, pois eles não tinham controle sobre esses ativos. Sim, nenhum governo consegue especular, confiscar ou desvalorizar uma criptomoeda, não sem comprá-la e vendê-la. A única coisa que um governo consegue fazer contra uma criptomoeda, é proibi-la em seu território, porém alguns hackers conseguem continuar negociando através de sistemas de VPN.

Já empresas e pessoas ganham com as quedas, atrasos ou não lançamentos de um determinado ativo. Uma empresa concorrente, pode espalhar notícias falsas sobre outra, alegando que seu sistema não é seguro ou é instável, fazendo com que quem tem esse ativo se desfaça rapidamente, vendendo com pouco lucro ou até com prejuízo, dependendo de como o mercado está se comportando naquele momento.

Por diversas vezes, pudemos perceber personalidades que se posicionaram contra o Bitcoin e, uma semana depois, fizeram uma “meme coin” inflacionar com 3 tweets.

Não é possível saber se essa foi uma ação de FUD pensada ou se foram ações involuntárias, mas fato é que o mercado se movimentou em uma direção diferente do esperado e quem tinha a tal moeda “meme” acabou ganhando bastante dinheiro.

Existem diversos motivos para a manipulação do mercado. Governos receosos com o poder que as criptomoedas dão aos cidadãos, milionários movimentando o mercado para cima ou para baixo, para lucrar com seus investimentos e empresas tentando diminuir a credibilidade de seus concorrentes.

Temos também os casos das “Baleias” (investidores que têm milhões de dólares investidos), que manipulam o mercado, vendendo uma quantidade grande de suas moedas, fazendo com que o preço diminua, criando FUD. Dessa forma, criam um efeito cascata, onde muitas pessoas com medo de perder dinheiro, também começam a vender seus ativos, dando oportunidade das baleias comprarem as moedas novamente a um preço bem mais baixo.

Como a FUD pode te afetar?

Quando o mercado é manipulado através de notícias falsas,  uma moeda de um projeto promissor pode se desvalorizar através da venda em massa. Caso você não esteja seguro de que aquele é um bom projeto, com medo de perder seu investimento, pode também vender seus ativos ou acabar sendo vítima de um “stop loss” e ter prejuízo.

As notícias falsas espalhadas também podem fazer você desistir de entrar em um projeto promissor e fatalmente não lucrar com ele no futuro.

Como se proteger da FUD?

Sabemos que é difícil saber o que é verdade ou mentira num mercado tão volátil quanto o das criptomoedas, mas separamos algumas dicas para você se proteger e automaticamente não perder dinheiro com falsas notícias.

1 – Cheque todas as notícias em portais confiáveis antes de tomar uma decisão;

2 – Invista apenas em projetos nos quais você estudou o suficiente e tem certeza de sua solidez;

3 – Acostume-se com a volatilidade do mercado. Por mais estranho que pareça, muitas vezes um ativo pode oscilar 50% em apenas um dia. Não  venda seus ativos sem antes entender porque o mercado está se comportando daquela forma;

4 – Tenha uma reserva de oportunidades. Quando o mercado ou um ativo que você confia no projeto caem drasticamente, tenha uma reserva de oportunidade para comprar mais daquela moeda e diminuir o seu preço médio. Vimos o Bitcoin cair diversas vezes desde 2009, mas sempre se recuperou rompendo o valor máximo anterior;

5 – Cuidado com grupos em redes sociais. Esses lugares são alvos comuns para quem quer espalhar FUD e se beneficiar de quedas drásticas no mercado. 

Tenha em mente que em todo mercado promissor, haverá manipulação de pessoas ou empresas para tentar tirar vantagem de você. O mais importante é manter a calma e seguir nossas 5 dicas acima.

Depois dessas 5 dicas para não ser afetado por esse fenômeno, que tal começar a investir agora mesmo aqui na NovaDAX e aproveitar que não cobramos taxas para a transação de Bitcoins?

Compartilhe