front view of piggy bank and stationery items scaled

Preceitos Financeiros: entenda como eles podem te prejudicar

Quem nunca ouviu a expressão “Dinheiro não traz felicidade” ou “Quem nasceu pobre vai morrer pobre”? Essas são somente algumas das expressões que fazem com que as pessoas tenham preceitos limitantes. Quando incorporamos esses preceitos financeiros no nosso dia a dia, isso pode impactar diretamente nossas vidas. 

Por isso, precisamos treinar nossa mente e eliminar pensamentos limitantes, os quais não cooperam em nada para que venhamos a progredir. É necessário focar e não ouvir os preceitos financeiros, principalmente as opiniões de pessoas próximas que ajudam a ter um pensamento limitante. 

O que são preceitos financeiros?

Os preceitos financeiros são frases, padrões, ensinamentos e influências religiosas que ouvimos a vida toda sobre o que é ter dinheiro ou ser rico. De modo geral, são aprendizados que temos na infância e que carregamos o resto da vida. Isso acaba impactando diretamente a vida financeira. 

Logo, se você aprendeu algo negativo sobre o dinheiro, tomará, de forma inconsciente, atitudes que te afastam de ter a independência financeira. 

A boa notícia é que é possível se livrar de todos esses preceitos financeiros que nos limitam, porém, para que isso aconteça, é necessário identificá-los. 

Para ter uma vida saudável com dinheiro, é importante se livrar dessas crenças limitantes, pois elas impedem de traçar objetivos financeiros, prejudicando o seu potencial de ter dinheiro. 

 Principais preceitos financeiros

  • Dinheiro não traz felicidade: essa é uma das mais conhecidas! Realmente, dinheiro não traz felicidade, mas ajuda muito. Com ele, é possível realizar sonhos, ter mais tranquilidade, conseguir uma vida com mais segurança para você e sua família. Logo, o dinheiro não traz felicidade, mas é uma ferramenta para alcançá-la. 
  • Investir é coisa de rico: a falta de conhecimento faz com que as pessoas alimentem esse preceito. Saiba que, antigamente, era, de fato, difícil alguém com pouco dinheiro investir, mas, atualmente, isso não existe mais. Logo, investir não é coisa para rico, mas sim, uma forma inteligente de mudar a própria realidade. Hoje já é possível investir com valores baixos e começar a obter retornos!
  • Só se vive uma vez: isso é verdade, porém algumas pessoas usam esse argumento para gastar sem pensar no dia de amanhã. É possível ter uma vida de qualidade, de realização de sonhos, sem ter que gastar de modo desenfreado. Para quem acha que poupar dinheiro é viver uma vida limitante, saiba que isso não é verdade. É possível poupar pensando no futuro e ainda ter uma reserva para gastos pessoais. Tudo isso requer planejamento e dedicação. Preceitos como esse só atrasam sua vida, pois impedem de pensar no dia de amanhã. 
  • Enriqueceu porque fez algo de errado: sabemos que existem casos de pessoas milionárias que construíram fortunas fazendo coisas erradas, no entanto o contrário também acontece e é muito mais comum. Portanto, pensar que uma pessoa só enriquece porque é mau caráter é ter uma crença limitante. 
  • Pessoas ricas são tristes: as pessoas têm mania de analisar as pessoas que têm dinheiro, olham para elas e logo já dizem o quanto são tristes, que têm problemas emocionais e afetivos. Dá a impressão de que quem ganha dinheiro é uma pessoa deprimida, porém essa é uma análise completamente equivocada. Assim como há pessoas pobres que são deprimidas, também existem ricos deprimidos. E, do mesmo modo que há pessoas pobres felizes, também existem ricos felizes. 

 Como se livrar dos preceitos financeiros?

  • Crie hábitos: é necessário ter disciplina para mudar os velhos hábitos. Por isso, se esforce para que as crenças limitantes não façam mais parte do seu pensamento. Em vez disso, crie hábitos para alcançar os seus objetivos financeiros. 
  • Inspire-se: escolha uma pessoa que você admira muito e que já chegou aonde você gostaria de chegar. Inspire-se nela e nos seus bons exemplos. 
  • Esqueça o histórico familiar: se sua família tem crenças limitantes ou você não tem um exemplo familiar para seguir, isso não é impedimento. Procure ignorar as coisas limitantes que você aprendeu desde pequeno e busque outras pessoas para se inspirar. 
  • Busque conhecimento: o conhecimento faz parte do nosso crescimento. Por isso, se você quer ter uma vida melhor, além de mudar seus preceitos financeiros, você precisa buscar conhecimento para alcançar a sua independência financeira. 
  • Invista: como já foi dito, você pode iniciar com aportes bem baixos em investimentos. Existem investimentos de renda fixa e renda variável. Investimentos de renda variável costumam pagar mais, apesar do risco, como é o caso do Bitcoin, que tem mostrado uma grande valorização durante os anos. 

Comece seu caminho com os investimentos 

Se você quiser, pode investir em Bitcoin e Ethereum na NovaDAX e ainda aproveitar que, na plataforma, é possível negociar Bitcoin com taxa zero!

 

Compartilhe