As novidades não param no mundo das criptomoedas e dos criptogames. Uma delas é o jogo STEPN, que promete impactar o mercado de forma similar à...
Mão segurando três criptomoedas com um computador aberto num gráfico de fundo.
Gráfico de crescimento aberto no celular com um bitcoin em cima.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

ENTENDENDO CRIPTOMOEDAS

Entendendo criptomoedas é possível encontrar um mercado interessante e novo.
Afinal, a primeira moeda virtual, Bitcoin, só foi lançada em 2008, atraindo a atenção de vários investidores.

Semelhante ao dinheiro convencional, a moeda virtual é um ativo que não é emitido pelo governo e pode ser negociado sem nenhuma intermediação bancária. Isso porque todas as transações são criptografadas e asseguradas por um sistema de operação de compra e venda de criptomoedas. Veja mais detalhes a seguir.

Direto ao assunto:

Por que comprar criptomoedas

Quem não conhece o conceito de moeda virtual se surpreende quando está entendendo criptomoedas. Isso porque você encontra um universo financeiro que pode começar a fazer o seu dinheiro render, afinal, vai além das características de uma moeda física.

As criptomoedas podem ser usadas de três diferentes formas: meio de troca — o que facilita as operações comerciais —, reserva de valor — deixando o valor render, como ações da Bolsa de Valores (B3) — e, ainda, como uma unidade de conta, quando certos produtos são precificados tendo em conta o valor da moeda virtual.

Mão segurando três criptomoedas com um computador aberto num gráfico de fundo.
Gráfico de crescimento aberto no celular com um bitcoin em cima.

Principais criptomoedas

Afinal, quais são os principais tipos de criptomoedas para começar a negociar? Além da mais famosa, o Bitcoin (BTC), ainda existem outras moedas digitais promissoras no mercado.

A lista de criptomoedas é grande — já é possível contabilizar mais de oito mil no mundo todo —, sendo que esse número só tende a aumentar com as descobertas constantes de novas moedas digitais.

O que são criptomoedas

Protegida e criada a partir de tecnologias avançadas, a criptomoeda é um dinheiro virtual que além de possuir valor no mercado, também apresenta outras funcionalidades. Afinal, é possível encontrar criptos que agem como sistema de antifraude ou até mesmo um software de armazenamento descentralizado.

Como uma alternativa interessante para diversificar a carteira de ativos, esse é um investimento que chama a atenção para investidores com perfis moderados e arrojados.

Valores das criptomoedas

Assim como outros investimentos, as moedas digitais estão sujeitas às oscilações do mercado e às mudanças econômicas do país. Por isso, um dos meios mais indicados para conferir os valores das criptomoedas é acompanhar as cotações de cada cripto.

Com o histórico completo de todas as moedas virtuais disponíveis para negociação, os gráficos da NovaDAX podem ser acompanhados em tempo real, ajudando o investidor a tomar decisões ágeis e assertivas.

NovaDAX na mídia

Leia mais sobre

Entenda o que é o blockchain

O blockchain é um espaço no qual ficam armazenadas todas as informações das transações com criptomoedas. Isso se deve ao fato de não haver nenhuma autoridade central para controlar as negociações, e é aí que entra esse “banco de dados”, registrando e validando as operações.

Uso para além do universo de criptomoedas, o blockchain é uma ferramenta muito útil, afinal, todos os seus dados são criptografados e descentralizados, dando maior segurança às informações.

Descubra o papel da mineração no mercado de criptos

A mineração é um processo comum ao começar a entrar no universo das criptomoedas, afinal, esse é o ato de registrar transações no blockchain. Assim, a cada novo bloco criado, o minerador ganha tokens — um registro que poderá ser trocado por um valor futuramente — de moedas virtuais.

Inclusive, minerar criptomoedas também pode ser associado ao todo de criar uma moeda virtual. Porém, esse não é um processo fácil, já que ele é executado por equipamentos sofisticados utilizando dados complexos.