tokenizacao de imoveis

Entenda como a tokenização de imóveis funciona

Como identificado pela MarketsandMarkets, a expectativa de crescimento da tokenização de imóveis é alcançar valores superiores a US$4,8 bilhões até 2025. Acompanhando essa estimativa, o mercado tradicional imobiliário brasileiro também apresentou um cenário otimista. Em 2021, faturou R$100 bilhões, segundo especialistas, um montante bastante relevante considerando a economia.

Adquirir imóveis continua sendo o grande sonho de grande parte da população. Com a implementação de tecnologia em todas as esferas, não é diferente nas negociações imobiliárias. Vamos esclarecer tudo ao longo deste artigo.

O que é a tokenização de imóveis?

A tokenização de imóveis pode ser entendida como um novo modelo de negócios a partir de espaços virtuais e tecnologias, como criptoativos, metaverso, etc. Basicamente, é transformar os bens imóveis em token imobiliário e realizar as negociações pelo novo formato, por meio de operações digitais. 

Como a tokenização de imóveis funciona na prática?

A tokenização imobiliária só é possível a partir dos blockchains que permitem registrar os bens em plataformas descentralizadas.

Com a tecnologia blockchain, praticamente tudo que existe no mundo real pode assumir o formato de ativo digital e entrar em uma cartela de negociação por meio de smart contract. 

Imóvel como um ativo digital

Na tokenização de imóveis, casas, apartamentos, sítios, espaços comerciais, prédios ou quaisquer outros bens imóveis são entendidos como ativos digitais. Isso significa que o projeto ou qualquer outra representação física tem valor percebido por alguém, pela necessidade da comunidade ou outro fator. 

Ao tokenizar um ativo digital, não está tokenizando propriamente o objeto, mas gerando um registro para ele em redes blockchains. Essa ação traz singularidade ao ativo digital, influenciando a cotação. 

As transações de tokenização de imóveis

Um token é um símbolo, uma representação do valor do ativo digital no universo virtual. O ativo é registrado pela tecnologia blockchain (o que faz dele único), com base em contratos inteligentes, podendo ser adquirido fracionado ou por completo. 

Investidor fazendo anotações e segurando uma criptomoeda na outra mão.

Para adquirir ou negociar um ativo digital, é preciso seguir um passo a passo. Veja  um tutorial prático da tokenização de ativos, a seguir!

  • Análise do interesse em negociar o imóvel, com partes interessadas na compra;
  • Criação do token com todas as características do ativo digital. Ele pode ser fracionado em diversas partes;
  • Elaboração de smart contract em formato do token que conterá todas as condições da negociação;
  • Cadastro dos elementos tokenizados em tecnologia blockchain. A transação é realizada por meio dela, por isso a plataforma deve ser confiável; 
  • Habilitação do smart contract pelo blockchain ao final do prazo estipulado para captação de investimentos. Os tokens são entregues aos compradores e o dinheiro recebido pela venda é enviado para o emissor.

É importante salientar que existem quatro tipos de token: token, utility token, equity token e non-fungible token (NFT). Cada um apresenta características próprias e distintas entre si.

Confira as vantagens da tokenização de imóveis

Esse processo traz diversos benefícios na implementação. A mais evidente de todas é a diminuição expressiva da burocratização, incluindo até a ausência de juros, já que o imóvel é passado para o nome do comprador somente após o pagamento integral do ativo.

Outra vantagem é a flexibilização na compra e no pós-compra, em que o comprador pode adquirir o ativo digital inteira ou parcialmente. O comprador pode negociar a parte adquirida na compra para terceiros sem interferir no recebimento da quantia por parte do vendedor. 

A desburocratização e a transparência são outros benefícios, já que o comprador pode escolher a melhor forma de pagamento de acordo com as regras explícitas no contrato, além de não depender de nenhuma autoridade financeira nem jurídica para finalizar a negociação. 

Reaquecendo e estimulando o mercado econômico

A tokenização de imóveis permite que o proprietário lucre ao transformar um estacionamento parado, uma sala comercial desocupada e um sítio esquecido no interior em tokens, oferecendo-os para uso por determinado período.

O novo modelo de negócio também desenvolve a cultura de receptividade às novidades, gerando outras possibilidades além do formato tradicional, ditando o rumo do desenvolvimento da sociedade. 

Amplie seus rendimentos com a gente!

Agora que você está por dentro de tudo sobre ativos digitais, tokenização de imóveis e outras formas de investimentos, comece a negociar criptomoedas de forma segura e transparente para multiplicar seu dinheiro! 

Compartilhe