golden bitcoin on us dollar banknotes money for business and commercial digital currency virtual cryptocurrency blockchain technology scaled

Endereço bitcoin: para que serve e como criá-lo

Para fazer uma transação ou qualquer tipo de movimentação em dinheiro em um banco, você precisa de uma conta em uma instituição bancária. Dessa mesma forma é o funcionamento do Bitcoin. Para fazer algum tipo de transação, precisa de um endereço Bitcoin. 

Logo, assim como em uma conta bancária, nós temos a agência e a conta na qual o dinheiro está. O endereço Bitcoin também é um local que identifica onde está certa quantia de criptomoedas.  

Sendo assim, para realizar qualquer tipo de movimentação envolvendo Bitcoin, é necessário ter um endereço Bitcoin. 

 Como identificar um endereço Bitcoin

É muito fácil identificar um endereço Bitcoin, já que ele possui características únicas. Vejamos quais são essas características: 

  • Letras e números: o endereço Bitcoin consiste em uma sequência alfanumérica, ou seja, é formado por números e por letras maiúsculas e minúsculas. 
  • Caracteres: além de ser formado por letras e números, o endereço contém de 26 a 32 caracteres. 
  • Endereços longos: você pode observar que são endereços longos, já que possuem letras e números. No Bitcoin, o endereço começa com o número 1 para endereços padrão (P2PKH). Já para endereços com várias assinaturas (P2SH) o endereço começa pelo número 3. Os endereços SegWit (bech32) começam pelo bc1. Outras criptomoedas possuem seus próprios sistemas de representação de endereço. 
  • Exclusão do 0 (zero), O (maiúsculo), I (maiúsculo i) e 1 (minúsculo L): há a exclusão de endereços com essas letras e números para evitar confusão visual. 

Características de um endereço Bitcoin

Vejamos algumas características do endereço Bitcoin: 

  • Privacidade: os seus dados pessoais não serão associados a um endereço. Isso dá mais privacidade, já que ninguém pode associar os endereços à identidade de uma pessoa, ao menos que você diga que é seu. 
  • Gratuito: os endereços são gratuitos, é possível criá-los sem ter qualquer tipo de custo. 
  • Não tem limites: não há limite de endereços, pois uma pessoa pode criar quantos endereços quiser. Os processos de endereços são criados via software Bitcoin. 
  • Transparência: se você disser o seu endereço, qualquer um poderá saber o saldo e as suas transações. Para instituições que precisam mostrar transparência, isso é extremamente benéfico. 
  • É livre: para ter um endereço Bitcoin, não é necessário pedir permissão para nenhum tipo de órgão. 
  • Segurança: você pode fornecer o seu endereço para alguém transferir criptomoedas para você e isso não representa nenhum tipo de risco, assim como em uma conta bancária na qual você fornece seus dados para uma pessoa fazer um depósito sem correr nenhum tipo de risco. O único risco é alguém poder ver o seu saldo desse endereço em tempo real. 
  • Processo simples: o método é muito simples, basta utilizar carteiras ou wallets que estão disponíveis em aplicativos ou serviços da web, nas quais é possível operar com criptomoedas e, ao registrar-se, é possível ter um endereço. 

Chaves públicas e chaves privadas

Uma carteira de Bitcoin tem três elementos: chave pública, chave privada e endereço. Logo, ao criar uma carteira, você recebe as chaves públicas, privadas e os endereços Bitcoin. Esses três elementos são muito importantes, pois são eles que permitem a comunicação com outras carteiras e com a blockchain. 

A chave pública é como se fossem os dados do seu banco, os quais você pode passar para quem quiser para fazer um depósito. Logo, a chave pública de criptomoedas é um endereço que você pode compartilhar sem comprometer o acesso aos seus fundos. Como é uma sequência complexa, ele pode ser substituído por um código QR que o torna bem mais fácil. 

A chave privada é como se fosse a senha para entrar na conta do seu banco, só que, nesse caso, é a senha para entrar na sua conta de criptomoedas. A chave privada é a senha para assinar digitalmente todas as suas transações. A cada transação realizada é necessária a assinatura da chave privada para liberar os fundos. Todo esse processo acontece automaticamente no software da carteira, sem precisar ficar exposta a chave privada. 

A chave privada é formada por caracteres alfanuméricos, porém é possível ser também uma sequência de palavras-chave. A chave privada deve ser secreta e você não deve passar para ninguém, pois, se alguém tiver acesso a ela, essa pessoa pode ter acesso aos seus fundos. 

Se você ainda não compra criptomoedas, mas tem interesse em investir nelas, saiba que você precisa fazer o seu cadastro em uma exchange. Quando você realizar o cadastro, serão fornecidas tanto as chaves públicas quanto as privadas. 

A partir de então, com suas chaves, você pode realizar qualquer tipo de movimentação ou transação, inclusive enviar criptomoedas para outras carteiras. 

Comece a investir

Se você quiser, pode abrir sua conta na NovaDAX, somos uma plataforma que trabalha com compra e venda de criptomoedas, inclusive Bitcoin e Ethereum. Uma das vantagens de abrir uma conta na NovaDAX é que nela é possível negociar Bitcoin com taxa zero! Então aproveite e abra já sua conta!

Compartilhe