efeito cisne negro

Efeito cisne negro em criptomoedas: entenda o que é sua importância

Você sabe o que é o efeito cisne negro e como ele pode afetar o desempenho dos seus investimentos em criptomoedas?

Pensando nisso, elaboramos esse artigo explicando tudo que você precisa saber sobre ele.

A teoria do cisne negro foi criada por Nassim Nicholas Taleb em seu livro: “A lógica do cisne negro”, no qual ele classifica esse evento como algo inesperado ou fora da curva. De acordo com ele: “A ausência de evidência não é evidência de ausência”, ou seja: Não é porque nunca vimos um cisne negro que não existam cisnes negros. 

E o que cisnes podem ter a ver com as criptomoedas? 

Vamos te fazer uma pergunta e pedimos para você responder mentalmente. Quando começou a pandemia, você ganhou ou perdeu dinheiro com criptomoedas?

Logo que a pandemia atingiu o mundo todo, o valor do Bitcoin acabou caindo muito e rápido. Provavelmente o que causou essa queda foi o medo das pessoas, pois aquele era um momento totalmente inesperado, atípico, caótico e muita gente achou que poderia precisar daquele dinheiro investido em criptomoedas. 

Consequência: O medo fez com que as pessoas vendessem suas criptomoedas em massa, fazendo com que o preço baixasse.

Aquele momento pode ser caracterizado como um cisne negro, pois tanto a pandemia, quanto a queda do Bitcoin e, consequentemente, todas as outras criptomoedas, que tiveram seus valores de mercado diminuidos, não eram esperados nem pelos investidores mais pessimistas.

A teoria do cisne negro fala exatamente sobre isso e sobre a imprevisibilidade de eventos que ocorrem no mundo financeiro.

Muita gente acredita que o Bitcoin não tem valor, mesmo ele já tendo valido mais US$ 65.000,00 em 2021. O próprio Bill Gates disse que essa moeda simplesmente chegaria ao valor de 0. Essa era a previsão dele, porém o que ele não previu é que o Bitcoin poderia valer tanto.

Agora analisando de forma inversamente proporcional, podemos dizer que o Bitcoin vai durar para sempre? Vai se valorizar para sempre? No passado ele fez isso, mas nada garante que um efeito cisne negro se materialize na próxima semana e o valor dele caia drasticamente de novo como aconteceu durante a pandemia.

Como estar preparado para as imprevisibilidades? 

Não podemos prever, mas há como se defender da imprevisibilidade. Fizemos uma lista para você colocar em prática agora mesmo e evitar perdas significativas em sua carteira de investimentos de criptomoedas.

Aceitar que imprevisibilidades existem e você não pode fazer nada a respeito 

Existem fatores externos que influenciam em como o preço de um ativo pode se comportar e você não tem controle sobre isso. Vimos o exemplo do Bitcoin durante a pandemia e muitos outros projetos que levaram mais tempo para aumentar seu valor de mercado do que o esperado. Se conformar é a melhor opção.

Ter uma estratégia de investimentos sólida e diversificada em projetos promissores 

Invista em projetos bons, e diversifique entre eles. Nunca coloque todo o seu dinheiro em apenas um ativo, pois como sabemos, eventos externos podem fazer com que aquele projeto promissor se torne uma eterna promessa ou que seu valor de mercado seja diminuído rapidamente.

Especifique metas diferentes para Hold e Trade e não misture o dinheiro utilizado para cada uma dessas formas de investimento.

 Seguir a risca a sua estratégia de investimentos

Muitas vezes somos levados pela ganância e isso pode ser muito perigoso. É comum que, ao vermos uma oportunidade de investimento em nova moeda, termos a sensação de que aquela é a moeda que pode nos deixar ricos e é muito comum pensar em investir mais do que nossa estratégia de investimentos permite. Não faça isso!

Quando investimos em projetos duvidosos, ou colocamos mais dinheiro do que nossa estratégia permite, estamos colocando um risco desnecessário em nossos investimentos.

Tenha sempre uma reserva de oportunidades 

Muita gente perdeu dinheiro com as últimas quedas do Bitcoin e do mercado cripto em geral, mas quem seguiu sua estratégia e tinha uma reserva de oportunidades, conseguiu comprar moedas de projetos muito promissores em valor muito barato.

 Tenha paciência 

Como falamos durante todo esse artigo. Há coisas que você não controla, como por exemplo, a velocidade na qual o preço de uma criptomoeda vai crescer ou diminuir. Portanto, tenha paciência, espere o mercado se movimentar e não faça movimentos que fogem da sua estratégia de investimentos.

Se você seguir todos esses passos, você estará protegido contra todas as imprevisibilidades que o mercado de criptomoedas nos traz diariamente.

Comece a investir 

Agora você aprendeu como se proteger do efeito cisne negro, você começar a investir em criptomoedas com a NovaDAX

Nossa plataforma, além de ser totalmente intuitiva, te dá a possibilidade de negociar (comprar e vender) Bitcoins sem pagar taxas por isso. 

Compartilhe

Leia mais