Assim como em qualquer arquivo digital, é possível que as transações de criptomoedas sofram algumas falhas e acabem copiando ou duplicando o gasto. Por conta disso, os investidores precisam estar atentos ao conceito conhecido como double spending e o que pode ser feito para resolver esta situação.
Quer estar preparado, caso isso aconteça com você? Então confira as principais informações sobre essa falha que a NovaDAX selecionou para te ajudar!
O que é double spending?
Ao usar o dinheiro físico para fazer um pagamento, você entrega a quantia em mãos e não tem como usá-la novamente, não é mesmo? Porém, o universo digital funciona diferente: ao autorizar o envio das moedas, existe a possibilidade do sistema apresentar uma falha e, então, usar o mesmo token para mais de uma transação.
Esse uso da mesma criptomoeda para dois envios é caracterizado como double spending — conhecido, também, em português, como gasto duplo. Geralmente acontece quando o usuário faz um pagamento usando a moeda e, logo depois, uma mesma transação da mesma natureza é registrada.
Outra questão que precisa ser levada em consideração é que essa situação se dá quando um usuário A decide enviar para um usuário B, mas não notifica os demais que esse envio está sendo feito. Logo depois, ele usa a mesma moeda para mandar ao usuário C. Desse modo, tanto o B como o C receberão o mesmo token.
Como evitar o gasto duplo?
Embora seja raro que aconteça esse tipo de falha, é preciso tomar alguns cuidados para evitar o problema. Fazer as transações por meio de sistemas que verificam a autenticidade, por exemplo, é essencial para garantir que não haja double spending. Além disso, existem duas estratégias de prevenção:
Centralização
Uma certa entidade faz a verificação de todas as transações efetuadas. Todos os usuários devem ter confiança nesse terceiro regulador, uma vez que ele terá acesso a todos os detalhes do envio e poderá definir se aquela ação é válida ou não.
Porém, existe a problemática do único ponto de falha, de modo que, se a autoridade erra, milhares de envios podem ser prejudicados de uma vez.
Descentralização
Ao fazer uma transferência há a emissão de um protocolo de Prova de Trabalho — como acontece pelas definições do whitepaper do Bitcoin — que traz a autenticação de sua validade. Não há como haver um único ponto de falha, o que gera maior autonomia para o funcionamento do sistema.
Gostou de entender o que é double spending? Então não deixe de ler mais artigos no blog da NovaDAX!