O Bitcoin é um ativo digital bastante valorizado que se tornou uma opção de investimento. Essa popularidade fez com que mais pessoas passassem a considerá-lo uma alternativa de aplicação. Além disso, há países que adotaram o Bitcoin como moeda oficial: El Salvador e Butão.
Dessa forma, as empresas que estão localizadas nesses países devem aceitar o Bitcoin como forma de pagamento. Os cidadãos também podem usá-lo como moeda oficial para transações do dia a dia.
Como funciona o Bitcoin em El Salvador?
Em 2021, presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que o governo considerava elaborar uma legislação para tornar o Bitcoin uma moeda de curso legal. Os benefícios para a economia seriam o aumento da inclusão financeira e a facilitação nas remessas de dinheiro dos salvadorenhos que vivem no exterior.
O projeto de lei tinha como proposta adicionar o Bitcoin à lista de moedas aceitas para transações e seu reconhecimento como dinheiro oficial do país. Com a proposta aprovada no Congresso, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar uma criptomoeda como meio de troca oficial.
Ao se tornar um dos primeiros países que adotaram o Bitcoin como moeda oficial, foi necessário desenvolver uma estrutura para que a criptomoeda pudesse ser negociada. Assim, foi lançada a Chivo Wallet, uma carteira digital que permite aos cidadãos realizarem transações em Bitcoin e receberem um bônus.
Desafios de El Salvador em ter Bitcoin como moeda oficial
A decisão de usar o Bitcoin como moeda oficial foi ousada. Entre os desafios estavam os temores com a volatilidade do ativo. Havia o risco de ele trazer instabilidade econômica e financeira ao país, ainda mais se a população passasse a usá-lo em transações cotidianas.
Falando em uso pela população, outro desafio foi justamente educar os salvadorenhos sobre o mundo das criptomoedas: o que são, como funcionam, como armazená-las nas carteiras digitais e, acima de tudo, como utilizá-las no dia a dia.
De acordo com o site oficial do país, que funciona como se fosse uma tesouraria pública de Bitcoin, o bitcoin.gob.sv, El Salvador tem quase 6 mil Bitcoins em reservas. Isso chama a atenção do mundo cripto, ainda mais porque ele é um dos únicos países que adotaram o Bitcoin como moeda oficial.
Como era El Salvador antes do Bitcoin
Antes de ser o primeiro país que adota o Bitcoin como moeda oficial, El Salvador usava o dólar americano nas transações diárias. Ele é ainda amplamente utilizado nos pagamentos cotidianos, e a adoção da criptomoeda acontece de forma lenta.
Como o Butão conseguiu Bitcoin — e tem mais moedas que El Salvador
País pequeno que fica entre a China e a Índia, hoje o Butão acumula mais de 13 mil Bitcoins, segundo o site treasuries.bitbo.io/bhutan/. Diferente de El Salvador, que comprou a criptomoeda, o Butão começou a minerar a coin por meio da Druk Holdings and Investments (DHI), uma agência mantida pelo governo.
Chama a atenção a proporção do valor dos Bitcoins em relação ao PIB do país. Segundo os dados mais recentes disponíveis, do escritório de estatísticas do Butão, em 2022 ele foi de US$ 2,898 bilhões. Na cotação atual da criptomoeda, o país tem mais de US$ 1 bilhão em ativos digitais — quase metade do PIB.
Há ainda outra diferença em relação a El Salvador, um dos primeiros países que adotaram o Bitcoin como moeda oficial: no caso do Butão, ele é apenas uma fonte de investimento e de reserva de valor. A moeda oficial do país é o ngultrum.
A ascensão e queda do Bitcoin como moeda da República Centro-Africana
Inspirada no exemplo de El Salvador, a República Centro-Africana se tornou o segundo país que adotou o Bitcoin. Isso aconteceu apenas um ano após a legalização do ativo no país latino-americano. Na ocasião, os legisladores do parlamento centro-africano votaram em unanimidade a favor do projeto de lei.
No entanto, em março de 2023, essa decisão foi revogada, e a República Centro-Africana deixou de ser um dos países que adotaram o Bitcoin como moeda oficial. Não se sabe ao certo o motivo da revogação, mas uma das grandes dificuldades em adotar a criptomoeda é o baixo acesso à internet no país — o que complica as transações.
Bitcoin em poder de governos
Mesmo não adotando o Bitcoin como moeda oficial, vários países detêm milhares de unidades desse ativo. O governo dos Estados Unidos é que tem mais unidades da criptomoeda, por conta de apreensões desses tokens provenientes de atividades ilícitas.
Por ter grandes quantidades de criptomoedas em seu poder, tanto por apreensão quanto por investimentos, governos podem ser considerados “baleias”. Esse é um termo utilizado para identificar investidores que possuem muitos Bitcoins em suas carteiras.
Fique por dentro das criptomoedas com a NovaDAX!
Saber sobre os países que adotaram o Bitcoin como moeda oficial ajuda a entender como os ativos digitais ganharam importância. Continue sua leitura no blog da NovaDAX para acompanhar as novidades do mundo cripto e ter dicas de investimentos. Acesse e confira!