crypto supply

Crypto Supply: saiba tudo sobre esse conceito

Se você já está no mundo crypto, mas ainda não sabe o que quer dizer crypto supply, nós vamos te ajudar a entender. Você já deve ter ouvido falar de diversas moedas, como o Bitcoin ou tokens, não é mesmo? Cada crypto tem um projeto, o qual é desenvolvido com o intuito de tornar a moeda mais conhecida e fazer com que as pessoas a utilizem. No projeto consta quantas moedas estarão disponíveis para circulação e também a quantidade máxima de moedas emitidas. 

Assim, o crypto supply é a quantidade total de moedas que estão disponíveis no mercado para os seus usuários ou pessoas que tenham interesse em comprar. 

O termo supply, na tradução do inglês, quer dizer “fornecimento”. Logo, supply significa a quantidade de moedas que o projeto possui. Porém, cada moeda tem uma quantidade em circulação. A quantidade de moedas em circulação é denominada “Circulating supply” e a quantidade máxima de moedas que serão emitidas é denominada “Max supply”. 

Vejamos como exemplo o Bitcoin. Essa criptomoeda vai acabar e o acontecimento já está marcado: daqui a alguns anos chegaremos ao limite da emissão do Bitcoin. Isso acontece porque a criptomoeda tem um supply limitado, ou seja, é de 21 milhões de moedas. Logo, a oferta de Bitcoin se refere a esse valor limitado. Um fator que faz essa moeda ser tão valorizada é justamente a sua escassez.

E como funciona o supply de Bitcoins?  

O Bitcoin possui um sistema de mineração, no qual pessoas de qualquer parte do mundo, em seus computadores, trabalham para verificar as transações. Por contribuírem para o funcionamento da rede blockchain, rede na qual o Bitcoin tem sua base, os mineradores ganham recompensas em Bitcoins. 

Quando um minerador ganha uma recompensa pelo seu trabalho, os Bitcoins de recompensa são criados no sistema. Essas moedas não existiam, só passaram a existir para recompensar o minerador. Um minerador é recompensado, em média, a cada 10 minutos, isso quer dizer que todos os dias são adicionados milhares de Bitcoins ao seu supply.

Com o passar dos anos as recompensas irão diminuir, até atingir o máximo supply de 21 milhões de Bitcoin. A partir desse momento, os mineradores não serão mais recompensados da mesma forma, eles somente serão recompensados com as taxas de transações.

Qual a importância do supply para os investidores?

O supply implica diretamente no preço de uma criptomoeda, isto é, quanto menor o crypto supply, maior o preço da moeda. Porém, não se engane: isto não quer dizer que um projeto limitado vale mais a pena, apenas significa que a distribuição de dinheiro no projeto resulta em quantias mais elevadas. Agora, se você vai ou não ganhar dinheiro, dependerá muito do projeto e da emissão, pois um projeto promissor pode fazer elevar bastante o valor da criptomoeda. 

Entretanto, você precisa entender que moedas com supply limitado tendem a se valorizar com o tempo. Isso ocorre porque as pessoas têm a tendência de comprar a moeda e guardá-la para acumular durante o tempo, tornando a moeda reserva de valor. Logo, esse ativo acaba mantendo ou aumentando o seu poder de compra com o passar do tempo. 

Entre as moedas, além do Bitcoin com supply limitado, estão: Litecoin (LTC), Bitcoin Cash (BCH) e Ripple (XRP).  

Moedas com supply ilimitado valem a pena?

Uma moeda com supply ilimitado tende, com o passar do tempo, a perder o seu valor, já que, nesse caso, as pessoas são incentivadas a gastar mais e poupar menos. Mas isso vai depender muito do cripto ativo e do seu projeto. Analisar o projeto antes de investir em uma criptomoeda é o ideal, pois, no projeto, é necessário constar como será criada uma demanda para essa moeda, como ela vai ser divulgada e como as pessoas vão comprar e aderir a ela. Também, é importante verificar quem está à frente do projeto, pois se essas pessoas estiverem envolvidas em algum tipo de escândalo, o preço do cripto ativo pode despencar.

Entre as moedas com ofertas ilimitadas, estão o Ethereum (ETH), EOS, Polkadot (DOT) e DAI.  

A criptomoeda Ethereum é um bom exemplo. Ela possui uma oferta ilimitada, porém tem apresentado uma valorização muito grande nos últimos anos, com um projeto muito bom, sendo, inclusive, a plataforma pioneira em contratos inteligentes.  

Qual melhor: crypto supply limitado ou ilimitado?

Depende do projeto. Por exemplo, o Bitcoin tem supply limitado e seu poder de valorização é muito grande. Já o Ethereum tem um supply ilimitado e seu poder de valorização também é grande. Então, se vale ou não a pena, vai depender do projeto. 

Se você está pensando em ter uma reserva de valor, você pode investir em uma dessas moedas ou em qualquer outra. Acesse a plataforma da NovaDAX e descubra as opções de moedas com potencial de valorização. Você pode, inclusive, negociar seus Bitcoins na plataforma com taxa zero. Aproveite! 

 

Compartilhe

Leia mais