Como guardar seus criptoativos com segurança? | NovaTalks 2021

Com a famosa frase ” Exchange não é carteira”, é fato que por falta de informação ou pura comodidade, é uma prática de uma grande parcela de clientes guardar seus ativos na Exchange. Chamamos neste painel o Joaquim Sastre de Director Sales and Business Development, de uma empresa líder em segurança de criptoativos para falar sobre as melhores praticas relativas a custódia de ativos digitais.

Confira a palestra no nosso canal de YouTube: NovaTalks 10 | Como guardar seus criptoativos em segurança. Antes de ver o vídeo, vamos conhecer duas formas mais comuns de guardar criptos para melhor compreensão da palestra.

 

Hot Wallet

As carteiras on-line também são conhecidas como “hot wallets”. Hot wallets são carteiras que funcionam em aparelhos conectados à Internet, como computadores, telefones ou tablets. Isto pode criar vulnerabilidade porque estas carteiras geram as chaves privadas para suas moedas nestes aparelhos conectados à internet.

As pessoas que usam hot wallets sem seguridade suficiente podem ter seus ativos roubados. Não é uma ocorrência infrequente e pode acontecer de várias maneiras. Por exemplo, gabar-se em um fórum público sobre a quantidade de Bitcoin que você “hold” enquanto usa pouco ou nenhum tipo de seguridade ao segurá-los em uma hot wallet não seria uma escolha sábia.

Estas carteiras devem ser usadas para pequenas quantidades de criptos. Poderia comparar uma hot wallet a uma conta corrente. Expertos financeiros convencionais diriam “manter apenas o dinheiro gasto em uma conta corrente enquanto a maior parte está em contas poupança ou outras contas de investimento”. Poderia ser mesmo em relação às hot wallets.

 

Cold Wallet

O próximo tipo de carteira, a opção mais segura para guardar criptos, são as cold wallets. Em termos simples, é uma carteira que não está conectada à internet e, portanto, representa um risco muito menor de ser invadida. Estas carteiras também podem ser chamadas de offline wallets ou hardware wallets.

Talvez a maneira mais segura de guardar criptomoeda offline seja a “paper wallet”. Paper wallet é um tipo de cold wallet que você pode gerar a partir de certos sites. Ela então produz chaves públicas e privadas que você imprime em um pedaço de papel e só com este papel você conseguir acessar as moedas nesses endereços.

Uma hardware wallet é tipicamente um drive de USB que guardar as chaves privadas de usuário com segurança. Em comparação com hot wallet, tem várias vantagens pois não é afetado por vírus que poderiam aparecer no computador do usuário, uma vez que as chaves privadas nunca entram em contato com a rede ou software potencialmente vulnerável.

 

Cold wallets são a maneira teoricamente mais segura, porém, na maioria das vezes, exigem um pouco mais de conhecimento para as usar. Para qualquer pessoa interessada em possuir criptoativo, é essencial aprender sobre como guardá-los com segurança e os conceitos de hot e cold wallets.

 

Compartilhe

Leia mais

ath

ATH: o que é e como identificar

A sigla ATH vem da expressão “all-time high”, ou seja, a maior alta que determinada criptomoeda já teve em sua existência. É um termo bastante