[rank_math_breadcrumb]

carteira de criptomoedas

A importância de ter uma carteira de criptomoedas

Se você deseja começar a investir nesse segmento, um dos primeiros passos é criar a sua carteira de criptomoedas. Trata-se de um programa digital que envia e recebe criptomoedas por meio da venda e da compra delas. Dessa forma, você pode armazenar todas as moedas que estão em seu nome.

Além de gerir suas criptomoedas, com a carteira, você pode guardar as chaves de interação com os blockchains. Ela é acessada pelo computador, desde que o software esteja instalado na máquina e o sistema operacional dele conte com um bom antivírus. Entenda mais sobre o que é carteira de criptomoeda!

Como criar uma carteira de criptomoedas

Atualmente, os investidores possuem três opções para armazenar as criptomoedas: permitir que a corretora guarde as moedas que vendeu, utilizar uma carteira digital ou optar por uma física, também conhecida como hard wallet.

No caso da carteira digital de criptomoeda, basta adquirir e baixar o software dela no computador ou celular em que for utilizá-la. Veja a seguir algumas dicas para criar a sua.

Acesse o Bitcoin.org

Essa é uma plataforma que apresenta informações institucionais sobre o Bitcoin que são relevantes para os novos investidores. Lá, você pode escolher entre as melhores carteiras de criptomoedas como Bitcoin Knots, Bitcoin Core, Green Address, ArcBit, Armory e Electrum, por exemplo.

Estude os diferentes tipos de softwares

Pesquisando mais sobre carteira de criptomoedas, você percebe que existem diferentes tipos de softwares disponíveis. Por isso, é importante estudar cada um com atenção e verificar quais são as características e os diferenciais deles.

Escolha sua carteira

Como vimos, algumas carteiras precisam ter o software instalado em um computador. Entretanto, alguns modelos podem ser guardados em um sistema de nuvem, assim você acessa a carteira de qualquer dispositivo mobile.

Diferença entre hot e cold wallet

Outro conceito importante para se entender ao criar carteira de criptomoedas é a diferença entre hot e cold wallet. A hot wallet é conectada à internet e pode ser comparada a uma conta corrente. Já a cold wallet não é conectada com a internet e pode ser comparada a uma poupança.

Porém, é recomendado que um investidor utilize os dois tipos de wallets. Isso permite deixar uma parte das criptomoedas em uma hot wallet, para pagar compras e contas, e outra parte em uma cold wallet, para fazer hold de moedas de forma mais segura, porque é protegida contra hackers pela falta de acesso à internet.

Entretanto, isso não significa que as hot wallets não sejam seguras. Para preservá-las, há algumas medidas protetivas, como manter quantias menores de criptomoedas, que as tornam menos atrativas para hackers.

Como manter a segurança da sua carteira de criptomoedas

Enquanto não existe uma grande legislação para guardar criptomoedas com segurança, algumas medidas podem ser tomadas para protegê-las. Primeiramente, procure criar senhas difíceis, utilizando letras, números e caracteres especiais.

Também faça um backup de todas as suas chaves para baixá-las em diferentes formatos. Além disso, escolha uma carteira hardware e impressa que seja utilizada sem a internet, para dificultar o acesso de pessoas mal-intencionadas.

Mantenha o software ou aplicativo da sua carteira de moedas digitais atualizado. Isso garante mais segurança, já que os desenvolvedores estão constantemente melhorando esse tipo de programa. Ainda se certifique de escolher uma carteira com o máximo de segurança possível.

Antes de escolher um tipo de carteira, pense no modo como você costuma fazer suas transações, se é apenas pelo computador ou se usa dispositivos móveis. Também leve em consideração a forma como você realiza pagamentos, em reais ou dólares. Por fim, considere se utilizará as moedas a curto ou longo prazo.

Leia também: diferenças entre investimento passivo e ativo

Após saber mais sobre carteira de criptomoedas e quais são as características dela, entenda também sobre o mercado de investimentos e descubra quais as vantagens e diferenciais de investimentos ativos e passivos. Confira nosso artigo e entenda mais sobre o assunto!

Compartilhe

Leia mais