beautiful cryptocurrwncy concept scaled

Bitcoin Hack: Entenda o que é um 51% attack em blockchain

Antes de explicar o que é um Ataque 51%, você tem que ter noção do que é descentralização e mineração. Um dos pontos mais fortes do Bitcoin é o seu sistema descentralizado, isto é, nenhuma pessoa ou grupo pode controlar a rede blockchain.  

A blockchain é um sistema que armazena todas as transações em lotes. Esses lotes são chamados de blocos. Cada bloco recebe uma espécie de impressão digital denominada hash, eles são interligados em ordem cronológica formando uma linha de blocos. 

Entenda como funciona a descentralização 

Os nodes (nós) descentralizados garantem que todas as regras do protocolo sejam cumpridas, ou seja, para atingir um consenso sobre o processo de mineração, validação de transações ou versão do programa que deve ser usado, deve ter o consentimento da maioria. 

O Bitcoin possui um algoritmo que garante esse consenso: o Proof of Work. Ele garante que os mineradores só possam validar os blocos de transações caso os nodes concordem, isto é, eles precisam validar que a hash do bloco fornecido pelo minerador está correta.  

A hash do bloco comprova que o minerador achou a solução para o problema matemático do bloco em questão. Esse processo descentralizado dá segurança aos usuários, uma vez que impede qualquer pessoa, autoridade ou grupo de pessoas de centralizar e fazer o uso da rede em benefício próprio.  

Entenda como funciona a descentralização

O sistema Proof of Work, no processo de mineração, envolve o uso de computadores ao redor do mundo, pois existem vários nodes de mineração em diferentes locais. Eles disputam entre si para solucionar o algoritmo e encontrar a hash do próximo bloco. Quem consegue validar o bloco é recompensado com unidades de Bitcoins. Isso é mais uma prova de que o processo é totalmente descentralizado e não está nas mãos de uma pessoa somente. 

A blockchain é considerada uma das redes mais seguras. Isso porque ela é protegida pela ação de muitos computadores espalhados pelo mundo. Pode-se afirmar que a rede é segura, imutável e é praticamente impossível que sofra um ataque. 

Mas e se um grupo ou uma organização controlassem mais de 50% da taxa hash de mineração da rede? Isso é o que chamamos de Ataque 51%, também conhecido pelo nome de Ataque da Maioria. 

Se isso acontecesse, os invasores poderiam impedir que as novas transações tivessem as confirmações e, consequentemente, os pagamentos dos usuários seriam interrompidos. 

Outra maneira pela qual os invasores poderiam agir seria reverter o processo de transações já concluídas, isto é, eles poderiam gastar as moedas em duplicata. E, para quem pensa que um ataque destruiria a rede blockchain, o Bitcoin e outras moedas, está muito enganado. O objetivo não é destruir, mas somente manipular.   

Como funciona um ataque 51%? 

Tudo no mundo das criptomoedas se concentra em blockchains. A blockchain é como se fosse um livro digital de registros distribuídos. Esses arquivos digitais registram todas as transações que ocorrem na rede. Essas mesmas transações ficam disponíveis para todos os usuários e para qualquer pessoa que queira acessar. Elas ficam todas registradas justamente para que uma moeda não seja gasta duas vezes. Os blocos da blockchain também registram todas as transações por determinado período.  

Após um bloco ser extraído ou finalizado, ele não pode ser alterado, pois tudo fica registrado e, sendo assim, qualquer atitude fraudulenta nos arquivos digitais seria rapidamente detectada e, consequentemente, os usuários da rede rejeitariam. 

O problema começaria se um invasor ou um grupo de invasores pudesse controlar a maior parte do poder de computação da rede. Isso ocasionaria um grande problema, pois o invasor ou o grupo de invasores iria impedir que outros mineradores validassem os blocos. Logo, somente os invasores ou grupo de invasores iriam minerar e ganhar todas as recompensas.  

Qual a possibilidade de um Ataque 51% acontecer?  

Quando afirmamos que é praticamente impossível um Bitcoin hack na rede blockchain, quer dizer que existe uma possibilidade, mesmo que pequena, de ataque. 

Atualmente, essa possibilidade de ataque é bem baixa, pois as redes de criptomoedas têm alcançado cada vez mais usuários. Porém, a cada halving, a quantidade de mineradores tem diminuído muito e isso colabora para aumentar a possibilidade de ocorrer um ataque. 

Também há a possibilidade de alguém obter um poder computacional gigantesco, maior do que o restante da rede Bitcoin. Entretanto, o ataque seria extremamente caro para o invasor, já que ele teria que gastar muito com custo de eletricidade para ter poder de computação de 51%. Em redes mais estabelecidas, o gasto seria muito alto. Outro ponto é que ele estaria descumprindo as regras e, se o minerador não cumpre as regras, não recebe recompensas de mineração. 

Como foi dito, a rede é muito segura, porém não 100% imune a um ataque. O conselho é você investir em uma rede bastante descentralizada e com muita proteção. Um exemplo é investir em Bitcoin e em Ethereum, que são redes bastante grandes. Se você quiser, inclusive, pode comprar Bitcoin e Ethereum na NovaDAX. E tem uma novidade: na NovaDAX, você pode negociar seu Bitcoin com taxa zero! 

Compartilhe