1080 1080 15

Como Interpretar Gráfico de Criptomoedas?

Quando se fala em começar a investir no meio digital, é comum mencionar a importância de analisar as tendências do mercado. Entretanto, é preciso entender como interpretar gráfico de criptomoedas para que essa avaliação possa ser feita com sucesso.

Confira as dicas que a NovaDAX preparou te ajudar a captar os sinais que as flutuações de câmbio dão!

Como interpretar gráfico de criptomoedas: um guia prático do candlestick

Para entender como interpretar gráfico de criptomoedas e saber qual é o melhor momento do câmbio, é preciso conhecer o conceito de candlestick.

Essa técnica foi criada no Japão, no século XVIII, para contabilizar as cotações na troca de arroz. A candlestick — “vela”, em português — utiliza o formato desse objeto para registrar todos os valores que a moeda teve durante o dia.

Assim, a barra mais grossa, que simboliza o corpo da vela, se refere ao preço de abertura e o de fechamento da criptomoeda. Quando mostrada na cor verde, significa que o valor inicial é menor que o final, ou seja, houve valorização. Já em vermelho, é o inverso: no início do dia a sua cotação era mais alta do que no fim, o que significa desvalorização

Já o pavio se refere aos preços mínimos e máximos. Na cotação diária, a moeda passa por diversas flutuações, sendo possível que chegue a um preço bem mais baixo ou alto, mas, no final do dia, se regulariza em um ponto não extremo.

O tamanho dos corpos também é bastante importante. Quando grande, significa que a variação é grande e, portanto, é uma moeda de maior risco. Quando o corpo é mais curto, significa que é mais estável e provavelmente se trata de alguma stablecoin.

Desta forma, existem alguns padrões que ajudam a compreender melhor as variações da candlestick e te ajudarão a entender como interpretar gráficos de criptomoedas. São eles:

1. Marubozu

Esse padrão não mostra nenhum pavio. Isso significa que, durante aquele dia, o máximo e o mínimo atingidos foram os valores de abertura e fechamento.

2. Doji

Embora tenha tido uma grande flutuação durante o dia, o preço de abertura e fechamento foram quase iguais. Existem, ainda, os dojis especiais que formam uma candlestick no formato da letra T. Eles simbolizam uma reversão de tendência.

Gostou de saber como interpretar gráfico de criptomoedas? Então leia mais artigos no blog da NovaDAX!

Compartilhe