Rosa Borda Liquidacao Instagram Post

O que são Stablecoins e quais as suas vantagens?

As stablecoins surgiram como uma alternativa para acabar com a imprevisibilidade que as outras criptomoedas apresentam, uma vez que elas estão vinculadas a bens que possuem lastro. Moedas físicas ou minérios, como o dólar e o ouro, são bons exemplos.

A volatilidade das transações com ativos que possuem grande instabilidade pode prejudicar as negociações, uma vez que nem todos conseguem lidar com as flutuações de câmbio. Quer entender um pouco mais como funcionam as stablecoins? Então dê uma olhada neste artigo!

O que são stablecoins

Você já deve saber o que são e como funcionam as criptomoedas, de modo que já percebeu que existe uma grande instabilidade em sua cotação. Hoje elas podem estar com determinado valor, mas amanhã há a possibilidade de estarem valendo o dobro ou a metade.

Com isso, as stablecoins — que significa “moedas estáveis” — foram desenvolvidas para diminuir o fator de imprevisibilidade dos investimentos. Isso porque elas contam com menores flutuações de câmbio.

A premissa de sua criação é a de que não é possível fazer a adoção das criptomoedas em massa se elas não são estáveis. Além disso, há o alto índice de inflação que não oferece garantias para as pessoas que as utilizam.

As vantagens das stablecoins

Para que haja uma maior estabilidade, as stablecoins foram vinculadas a ativos econômicos que possuem um lastro — que é o determinante  do valor real de uma moeda. Entretanto, assim como as demais criptomoedas, elas não possuem um banco central que faça as regulações.

A maior vantagem é que esse vínculo deve ser proporcional e garante que a flutuação da stablecoin acompanhe a cotação real do ativo, que geralmente é o dólar ou o ouro. Assim, quem investe nela tem o maior controle de seu valor.

Tether: como é a stablecoin mais popular?

O Tether (USDT) é uma criptomoeda apoiada no dólar, de modo que cada um de seus tokens vale US$ 1. A proporção da taxa de conversão é de 1 = 1 e, por isso, ela se tornou bastante vantajosa para seus investidores.

Desta forma, a USDT é ideal para quem quer começar a investir em criptomoedas, mas não quer assumir grandes riscos. Para comprá-la, é preciso fazer a transação por meio de uma exchange. Ela irá garantir que a negociação será feita de maneira segura.

Gostou de saber o que são stablecoins e as suas vantagens? Então não deixe de ler outros artigos sobre criptomoedas no blog da NovaDAX!

 

Compartilhe